Se você nunca ouviu falar sobre a Landing Page, hoje é o dia de conhecer sobre essa página da web utilizada em campanhas de marketing, com a missão de atrair a atenção dos visitantes e estimulá-los a realizar uma ação específica.
Muitas vezes, essa ação está diretamente ligada ao objetivo principal da campanha, ou seja, desde a divulgação de resultados de pesquisas e conteúdos gratuitos (download), até a inscrição em cursos (login em plataformas, cadastro em grupos de whatsapp). Entretanto, a maior vantagem das Landing Pages é a captação constante de Leads.
Como é feita a captação de leads em uma Landing Page
Os recursos utilizados em uma Landing Page são diversos. Profissionais desenvolvedores web, designers, copywriters, gestores de tráfego e outros podem ser incluídos nesse processo. Tudo para que a navegabilidade e atração dos leads seja a mais precisa possível.
O passo final da LP, ou seja, a conversão, ocorre de acordo com o objetivo da campanha, como dito anteriormente. Por exemplo, você com certeza já se deparou com uma página de site única composta por alguns formulários, textos, e imagens, certo?
Neste caso, o objetivo da Landing Page é comercializar um produto ou serviço, atraindo o usuário para o WhatsApp, o E-mail ou ligação por telefone. Entende porque esse é um recurso tão importante para sua empresa? Pode ser utilizado como principal ferramenta de captação de leads, através de anúncios no google e outros mecanismos de busca.
Quais as principais características de uma LP?
Apesar de existirem Landing Pages institucionais, a principal característica de uma landing page é a presença de elementos que tendem a promover um produto ou serviço (e consequentemente uma marca), de forma comercial. Ou seja, com a intenção de converter o lead em um cliente e futuramente fidelizá-lo.
O design e o conteúdo de uma landing page são cuidadosamente elaborados para orientar os visitantes em direção ao objetivo desejado, seja fazer uma compra, preencher um formulário, inscrever-se em um boletim informativo ou qualquer outra ação direcionada.
Por isso, separamos uma lista com o que deve conter em uma LP que realmente converta seus clientes:
Conteúdo focado: as páginas de destino são projetadas para transmitir uma mensagem específica, sempre relacionada a campanha em que esteja vinculada. Isso elimina distrações e mantém a atenção do visitante na conversão pretendida.
Call to Action (CTA): É a parte que induz o usuário a tomar uma ação. Responder um formulário, baixar um conteúdo, entre outras ações rápidas e fáceis, fazem parte desse universo.
Navegação Limitada: Ao contrário de um site com múltiplas páginas, uma landing page geralmente tem opções mínimas de navegação para evitar que os visitantes se percam do objetivo principal: a conversão.
Vantagens da Landing Page para seu negócio
O principal aspecto que deve ser considerado ao utilizar uma landing page em sua campanha é que as primeiras impressões do usuário irão ditar toda a trajetória desse lead na sua empresa. Por que isso? A LP, em casos de novos clientes, torna-se o primeiro contato do indivíduo com sua empresa.
Por isso, separamos algumas vantagens que obter uma LP atraente e fácil de usar pode trazer benefícios para seu negócio. Confira:
Otimização de conversão: Com o uso de uma linguagem clara e objetiva, a chance de converter novos leads diariamente é infinitamente maior do que se você não tiver esse recurso à disposição.
Construa confiança e credibilidade: Seguindo na linha de mais otimizações, uma landing page bem construída traz muito mais confiança para os consumidores. Isso é importante pois ela é um fator fundamental no processo de tomada de decisão de compra.
Análise de dados precisa: Com o uso de landing pages na sua campanha fica muito mais fácil rastrear o número de impressões, custo por clique e principalmente, as conversões.
Conclusão:
Uma landing page que segue todos os critérios apontados anteriormente pode chegar a uma taxa de conversão de até 50%, superando a média do mercado. O custo de aquisição é diminuído, sendo extremamente vantajoso tanto para as empresas quanto para quem é atingido com esse recurso.