Como uma jornada para o trabalho pode ajudá-lo a viver mais?

Como uma jornada para o trabalho pode ajudá-lo a viver mais?

Para a maioria das pessoas, ir e vir do trabalho é mais um desafio do que uma oportunidade. No entanto, os cientistas argumentam que as pessoas que transformam sua maneira de trabalhar em atividade física podem melhorar significativamente sua saúde.

Em um estudo publicado no The BMJ , uma equipe de cientistas britânicos analisou informações sobre mais de 260.000 pessoas na Inglaterra, País de Gales e Escócia. Os pesquisadores analisaram como as pessoas se deslocam diariamente para o trabalho – de bicicleta, caminhada, transporte público ou qualquer combinação – e analisaram a incidência de doenças cardíacas, câncer e morte entre os participantes do estudo ao longo de cinco anos.

As pessoas que pedalaram para o trabalho tiveram o melhor desempenho durante o estudo. Entre eles, o risco de morte prematura foi 41% menor do que para quem usa o transporte público ou não opta por formas mais ativas de chegar ao trabalho. Mesmo aqueles que pedalaram pela metade do caminho tiveram um risco 24% menor do que as pessoas que não se deslocaram para o trabalho de maneira ativa. Caminhar para o trabalho era muito benéfico para o coração. 

Saiba mais em: Dicas de Saúde

Aqueles que caminharam tiveram 27% menos ataques cardíacos ou outras doenças cardíacas e tiveram um risco 36% menor de morte prematura do que aqueles que usam transporte. As razões para esses resultados são claras. A pesquisa mostrou há muito uma ligação entre exercícios e um coração mais saudável e melhor controle de peso. o que é essencial para uma longa vida útil. Quase 90% dos ciclistas do estudo seguiram a recomendação de exercício de aproximadamente 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana. Descobriu-se que a inatividade física é um fator ainda maior na morte prematura do que a obesidade!

O autor do estudo Jason Gill, da Universidade de Glasgow, na Escócia, explicou que os ciclistas têm mais probabilidade de se beneficiar dos benefícios à saúde de pedalar por distâncias mais longas do que aqueles que caminharam. Os ciclistas percorreram cerca de 48 quilômetros por semana, enquanto os pedestres percorreram em média 10 quilômetros no mesmo período. As pessoas que escolheram a bicicleta provavelmente viviam mais longe do que as que caminharam. “Quanto mais distância percorrida, mais benefícios você obtém”, explica Gill.